Gerir as diferentes áreas com um foco permanente no utente, garantindo a eficiência operacional e estratégica são objectivos fulcrais de qualquer Unidade de Saúde.
O software para Gestão de Unidades de Saúde da F3M permite a gestão integrada de unidades de diferentes dimensões e tipologias, desde unidades hospitalares, policlínicas, clínicas de fisioterapia, unidades de cuidados continuados, unidades de internamento, residências sénior, entre outras.
A oferta da F3M engloba toda a gestão dos processos administrativos de uma unidade de saúde, desde a relação com os utentes, entidades pagadoras, meios complementares de diagnóstico, farmácia, honorários, até à gestão de equipamentos e manutenção.
Criar fluxos de trabalho e mecanismos de circulação de informações entre o atendimento, o corpo clínico e as áreas administrativa e financeira torna-se, assim, mais fácil.
O software para Gestão de Unidades de Saúde da F3M está disponível em diferentes formas de acesso (Licenciamento e SaaS).

Garanta a gestão de todas as áreas de uma forma integrada, de modo a optimizar os processos administrativos e a prestar um melhor serviço ao utente com as soluções do software para Gestão de Unidades de Saúde.
Prescreva medicamentos e MCDT’s de forma electrónica. Responda na íntegra aos requisitos das unidades de saúde desde a admissão do utente, da prescrição ao registo de actos médicos, à sua facturação, até à relação com o utente.
Garanta, junto dos seus parceiros e clientes, todas as alterações e exigências do sector convencionado entidades como SNS (Ficheiro de Preparação CCF e Exames Sem Papel), ADSE On-line, ficheiros electrónicos SAD-GNR, SAD-PSP, IASFA/ADM, assim como, toda a documentação de suporte.
Obtenha um conhecimento global que lhe permite uma gestão mais eficaz. Centralize informação do utente.
O software para Gestão de Unidades de Saúde da F3M dispõe de diversas soluções que se complementam entre si e que lhe permitem tirar o melhor partido da tecnologia.
Soluções
• Gestão de agendas de médicos e outros profissionais de saúde.
• Envio de marcação de consultas por SMS.
• Agenda sincronizada com o Google Calendário.
• Gestão de acordos (convenções).
• Apresentação ao médico da sua agenda de utentes e informação da chegada destes à sala de espera.
• Integração da agenda com o processo clínico e prescrição eletrónica.
• Cálculo de honorários dos médicos em função das consultas realizadas.
• Atendimento.
• Facturação.
• Integração com o módulo de Processo Clínico e Bloco Operatório.
• Integração com o módulo de Prescrição Electrónica de Medicamentos.
• Consulta e Efectivação da requisição em formato desmaterializada.
• Ficheiro de Prestação com a estrutura dos Prestados Não Prescritos – PNP (Requisição desmaterializada das áreas F, G, I e M).
• Divulgação de Resultados de forma desmaterializada e garantia do armazenamento dos mesmos.
• Organização de lotes otimizada assegurando todas as validações necessárias.
• Facturação electrónica de requisições.
Faça a gestão completa do circuito interno do medicamento, assim como de toda a área financeira e administrativa da instituição.
• Gestão de Agendas de médicos e outros profissionais de saúde.
• Gestão de acordos (convenções para internamento).
• Facturação.
• Gestão de áreas de internamento, incluindo quartos e camas.
• Integração com Módulos de Processo Clínico e Bloco Operatório.
• Integração com Módulo de Prescrição Eletrónica de Medicamentos.
• Integração com Software de Laboratórios SEGILAC.
• Medicação.
Faça a gestão completa do circuito interno do medicamento, assim como de toda a área financeira e administrativa da instituição.
• Gestão Administrativa e Financeira;
• Controlo de diárias de internamento e consumos;
• Gestão de áreas de internamento;
• Gestão de Agendas por profissional de saúde;
• Possibilidade de agendamento de consultas de utentes no exterior;
• Controlo e registo de medicação: Prescrição Interna (CARDEX) e Plano Terapêutico;
• Análises e estatísticas dinâmicas;
• Módulo de Facturação Electrónica.
Faça a gestão do circuito de medicamento e o controlo de toda a área administrativa, facturação a entidades e utentes no mais rigoroso cumprimento das instruções definidas pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
• Definição de Acordo (tipologias, número de camas).
• Tipologia: UMD – Unidades de Média Duração, ULD – Unidades de Longa Duração, Convalescença, Paliativos, Demência, Outros.
• Processo do Utente (admissão, registo, alta).
• Cálculo automático da facturação mensal no mais rigoroso cumprimento das instruções definidas para utilização na RNCCI.
• Elaboração das Listas Nominativas.
• Preenchimento automático da informação do ficheiro agregador de facturação.
• Integração com Módulo de Processo Clínico.
• Integração com o Módulo de Prescrição Electrónica de Medicamentos.
• Medicação: Prescrição de Medicação de Domicílio, Prescrição Interna de Medicamentos, Validação de Prescrição Interna, Preparação Individual de Medicamentos, Criação de Cardex, Registo de Administração de Medicamentos.
A Prescrição Electrónica é uma solução certificada pela SPMS e ACSS. Assegura o cumprimento de todas as obrigações legais inerentes à Prescrição Electrónica Sem Papel de Medicamentos, de Meios Complementares de Diagnóstico (MCDT) e de Atestados médicos para Carta de Condução (ACC).
• Leitura do Cartão de Cidadão / Ordem dos Médicos / Chave Móvel Digital.
• Criação de Receita ou Requisição / Possibilidade de duplicar Receita ou Requisição.
• Atualização automática da base de dados de medicamentos e da tabela de MCDT’s.
• Pré-visualização da receita ou da requisição, no ecrã, por opção do médico.
• Integrado com o HEALTHI.
Medicamentos, MCDT’s e ACC’s:
• Selecção simples e intuitiva do utente e dos benefícios associados ao utente;
• Pesquisa intuitiva de medicamentos;
• Apresentação dos medicamentos mais frequentemente prescritos ao utente e mais prescritos pelo médico;
• Filtros de exames, surgindo organizados por área e grupo;
• Possibilidade de pesquisar por Código, Nome Original ou Sinónimo do exame;
• Possibilidade de definir o critério de ordenação dos exames: por Nome ou Código;
• Registo intuitivo de atestados para carta de condução.
A solução de Gestão Hospitalar assegura um controlo global dos recursos disponíveis optimizando a sua utilização tendo em conta as necessidades dos diferentes serviços. Abarca áreas tão distintas como a gestão financeira e administrativa, os serviços de atendimento em ambulatório, a gestão da capacidade de internamento, o planeamento cirúrgico e a logística hospitalar.
• Gestão Administrativa e Financeira;
• Gestão de Acordos (convenções):
– SNS (adaptado ao projeto Exames em Papel),
– SIMH – Sistema de Informação para a Morbilidade Hospitalar (a evolução do sistema WebGDH),
– ADSE (adaptado ao projeto Facturação On-line),
– SAD-GNR, SAD-PSP, IASFA/ADM com toda a documentação de suporte,
– Seguradoras,
– Entre outros;
• Gestão de agendas por profissionais de saúde;
• Alertas automáticos de marcações por SMS;
• Gestão de admissões e tempos de espera;
• Gestão de Dados Clínicos;
• Gestão de serviços:
– Consulta Aberta / Atendimento Permanente,
– Consulta Externa/ Ambulatório,
– Internamento,
– Cirurgia,
– Fisioterapia;
• Logística hospitalar:
– Farmácia Hospitalar,
– Outros consumíveis;
• Análises e estatísticas dinâmicas.
Esta solução permite a centralização de toda a informação clínica do utente. Respeita as especificidades de episódios de consulta ou internamento.
Área Médica:
• Concentra os registos médicos efetuados no âmbito da prestação de cuidados aos utentes;
• Acesso à Prescrição Externa de Medicamentos;
• Definição de diário por especialidade;
• Registo de diagnósticos e procedimentos com base no ICD-9/ICD-10;
• Prescrição de reabilitação;
• Prescrição interna (de medicamentos, tratamentos e consumíveis);
• Prescrição interna de MCDT (análises, exames…);
• Possibilidade de criação de registos à medida;
• Escalas de avaliação.
Área de Enfermagem:
• Definição de diário por especialidade do enfermeiro;
• Registo de procedimentos realizados na
enfermagem com possível ligação à área de facturação;
• Registo de sinais vitais (configurável);
• Registo de glicémia capilar (configurável);
• Registo de resultados de análises clínicas (configurável);
• Escalas de avaliação;
• Painel de informação de turno;
• Plano de trabalho;
• Possibilidade de criação de registos à medida;
• Registo de feridas (MpDS Wounds).
Área de Reabilitação:
• Fisioterapia;
• Terapia Ocupacional;
• Terapia da Fala;
• Nutrição;
• Escalas de Avaliação.
Área Psicossocial:
• Registo de contactos;
• Escalas de avaliação;
• Relatório de serviço social.
Plano Individual Integrado:
• Registo de reuniões Multidisciplinares;
• Identificação de problemas com definição de objetivos e Intervenções;
• Avaliação da obtenção e redefinição dos objectivos.
Escalas de Avaliação (configurável):
• Escala de Braden;
• Escala de Morse;
• Índice de Barthel;
• Índice de Katz;
• Escala de Lawton e Brody;
• Escala Modificada de Ashworth;
• Medida de Indecência Funcional (MIF);
• Escala de Hamilton para a Depressão;
• Escala de Ansiedade de Hamilton;
• APGAR Familiar;
• Escala de Gijón;
• Escala do Estado da Úlcera de Pressão;
• Mini Mental State Examination (MMSE);
• Entre outros.
Informação partilhada entre áreas:
• Episódio Clínico – Motivo do Internamento ou Consulta;
• Registo de exames;
• Resumo do Utente – História Clínica Relevante, Patologias, Alergias, Intolerâncias;
• Gestão de Alertas – Alteração da medicação, registo de ocorrência, etc…
MEDICINA DO TRABALHO
Área de Reabilitação:
• Ficha do Utente/Trabalhador:
• Categoria Profissional
• Posto de Trabalho Principal
• Atividade/Função
• Data de Admissão
• Ficha da Entidade Empregadora;
• Registo de Avaliações Específicas à tipologia da Consulta;
• Processamento automático da Ficha de Aptidão segundo a Portaria n.º 71/2015.
Esta solução permite total integração com a informação registada no episódio clínico de internamento. Os registos dos actos e consumos da cirurgia ficam, ainda, integrados, de forma automática, com o processo financeiro.
• Agendamento de Cirurgia;
• Tipificação de Cirurgia com predefinição de consumos;
• Registos de Consumos de Cirurgia;
• Registo de Folha de Bloco Operatório;
• Registo de Cirurgia Segura;
• Vários Questionários pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório;
• Ligação SIMH;
• Integração com o Módulo Processo Clínico;
• Integração com o Módulo Prescrição Electrónica de Medicamentos;
• Integração com os Módulos Processos Financeiros de Clínica e Internamento.
A solução Farmácia Hospitalar permite efectuar o tratamento de toda a movimentação de stocks da farmácia hospitalar e assegurar a gestão global de um ou vários armazéns.
• Preparação Individual de Medicamentos.
• Gestão de Medicamentos em unidose.
• Comunicação de Consumos ao Infarmed.
• Comunicação de estupefacientes/psicotrópicos (anexo IV, anexo VII e anexo X).
• Integração de Base de Dados do CITS (Codificação Hospitalar de Medicamentos).
• Integração com o Módulo Processo Clínico (Prescrição Interna e Administração de Medicação ao Utente).
• Controlo de lotes e validades.
• Controlo de stocks.
Gestão de Utentes:
• Fichas detalhadas de utentes com possibilidade de anexar documentos;
• Controlo dos utentes em lista de espera;
• Cálculo automático de Mensalidade e Comparticipação com possibilidade de manutenção das variáveis da fórmula;
• Contrato de prestação de serviços;
• Ferramentas diversas (Controlo de Vales de Utentes, Controlo de Cofre, etc.);
• Mapas diversos: listagem de apoio ao preenchimento do Controle de Frequência Web conforme definição do I.S.S., Declaração de IRS, Mapa de Apoio Carta Social;
• Pedido de Liquidação, Balancete por valência. Médias por valência, etc..
Processo Clínico e Social:
• Avaliação Inicial / Diagnóstica;
• Plano Individual do Utente (PI);
• Reavaliação (PI);
• Escalas de Avaliação;
• Planos terapêuticos;
• Plano de Cuidados;
• Diários: Médicos, Enfermagem, Psicossocial, Reabilitação etc.;
• Registo de Feridas.
Registo de Atividades Diárias:
• Planeamento de actividades para utentes, funcionários e áreas da instituição;
• Gestão de ocorrências com envio de alertas;
• Possibilidade de registo de consumos e posteriormente facturação das atividades;
• Análise de tempos efetuados por actividade, utente, funcionário e áreas da instituição;
• Análise de atividades planeadas vs realizadas;
• Análise de tempos previstos vs realizados;
• Análise de ocorrências por utente, área, funcionário, tipo de ocorrência e entre datas;
• Controle de actividades realizadas e não realizados, com indicação dos respectivos motivos.
Respeitando as especificidades implícitas à prática da Medicina do Trabalho, esta funcionalidade permite gerir e centralizar toda a informação clínica e laboral de um trabalhador. Preparado para a emissão automática da ficha de aptidão para a entidade empregadora.
Área de Reabilitação:
Opere numa lógica paper-free (eliminação de papel) que para além de uma diminuição de custos operativos com equipamentos, consumíveis e energia para impressão, lhe permite ainda agilizar o processo de distribuição, pesquisa e consulta de informação.
• Desmaterialização através da digitalização dos documentos em formato papel para formato electrónico;
• Integração com ferramentas de email e Microsoft Office;
• Normalização de todos os documentos existentes na empresa, classificação e uniformização de processos com base em procedimentos criados;
• Indexação através da catalogação manual ou automatizada e classificação dos documentos electrónicos;
• Criação de Workflows através da definição e geração de fluxos de aprovações de documentos e processos, como: atribuições, tarefas, estados, distribuição, aprovação e arquivo;
• Pesquisa e consulta de documentos através de palavra-chave ou atributos, pré-visualização do conteúdo dos documentos em qualquer parte e a qualquer momento.
MpDS Wounds
O MpDS é um módulo desenhado para a captação automática de imagens clínicas de úlceras de pressão e outras feridas.
Através de um algoritmo de pré-processamento e segmentação de imagem, baseado em características visuais de diferentes feridas, a App MpDS garante a captação automática de imagens a partir das quais é realizado o processo de caracterização e avaliação de feridas.
MpDS 2nd Opinion
O MpDS 2nd Opinion é um módulo desenhado para partilha de opinião entre profissionais de saúde. Esta partilha é assegurada através de comunicação via Chat e inclui a possibilidade de envio de relatórios, garantido um elevado nível de confidencialidade dos dados.
MpDS Web
Com o MpDS Web terá acesso a toda a parte administrativa do MpDS: pode facilmente gerir os acessos de todos os utilizadores, editar os dados relevantes do utente, gerir os diferentes processos abertos, consultar os indicadores mais importantes no seu dashboard, entre outros.
O MpDS Web complementará a app móvel, resultando num conjunto ainda mais eficaz.
A implementação de soluções F3M Analytics possibilita aos responsáveis das organizações a obtenção de mais e melhores análises de gestão levando a tomadas de decisão assertivas e ganhos para a organização.
Mais do que nunca, estas soluções revelam-se uma importante ferramenta na identificação de problemas e redução de custos.
A solução F3M Analytics para a área da saúde foi pensada para apoiar os decisores na tomada de decisão acertada e rápida.
VANTAGENS ASSOCIADAS ÀS SOLUÇÕES:
• Poupança de tempo na recolha e análise de dados, levando a um aumento de produtividade.
• Transformação de informação em análises gráficas que facilitam a visualização e interpretação dos dados.
• Visão global de determinada área, proporcionando uma maior segurança e confiança na tomada de decisão.
• Maior rapidez na identificação de problemas e oportunidades de melhoria.
• Possibilidade de criação de dashboards específicos e ajustados a diferentes necessidades.
Benefícios
Conseguir integrar as diversas áreas de forma a facilitar o trabalho dos profissionais e melhorar o atendimento ao utente é determinante para o sucesso das Unidades de Saúde.
Optimize custos, agilize todos os processos operacionais e maximize a rentabilidade com uma solução que lhe permite marcar a diferença no sector da saúde.
Porquê o software para Gestão de Unidades de Saúde da F3M?
1. Software de referência no mercado, com características únicas no panorama nacional de software para o sector da saúde.
2. Constante evolução funcional e legal.
3. Software desenvolvido por profissionais com vasta experiência no sector.
4. Assistência pós venda e serviços de consultoria TI de reconhecida qualidade.
O que ganha com o software para Gestão de Unidades de Saúde da F3M?
1. Gestão e organização integrada de unidades de diferentes dimensões e tipologias.
2. Fluxos de trabalho e circulação de informações entre o atendimento, o corpo clínico e a área financeira.
3. Controlo mais eficaz e transparente de todos os processos.
4. Profissionais de saúde mais productivos.
5. Garantia do cumprimento das obrigações legais e fiscais.
6. Informação detalhada e centralizada do utente.
7. Melhor atendimento, satisfação e fidelização do utente.
8. Recolha de informação válida de apoio à tomada de decisão.
9. Mais rentabilidade empresarial.