Gerir uma IPSS ou Misericórdia é um desafio complexo. Na F3M conhecemos de perto as especificidades e necessidades das entidades deste setor, fruto da experiência adquirida no trabalho com mais de 3000 instituições clientes.
O software de gestão da F3M para o setor social garante a administração e organização integrada de todas as áreas das entidades, sempre em linha com as exigências legais e funcionais. Gerir utentes, frotas, até questões de tesouraria e processamento de salários, torna-se mais rápido, simples e eficaz.
Disponível em diferentes formas de acesso (Licenciamento e SaaS) as soluções de software de gestão da F3M para o setor social da F3M são líderes de mercado.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS:
• Fichas Detalhadas de Utentes com possibilidade de anexar documentos;
• Controlo dos Utentes em lista de espera;
• Cálculo Automático da Mensalidade e Comparticipação com possibilidade de manutenção das variáveis da fórmula;
• Geração Automática dos Documentos (Faturas e/ou Faturas/Recibos) de Utentes;
• Manutenção de Notas de Crédito e Débito;
• Controlo de Pagamentos (totais e parciais);
• Controlo de Recibos Gerais (Recibos de Rendas, Donativos, Outros Recibos);
• Geração do modelo 25, 37, 45, 46, 47 e SAF-T PT;
• Contrato de Prestação de Serviços;
• Controlo de faltas com possibilidade de dedução na mensalidade;
• Ficheiro para o Sistema de Débito Direto;
• Emissão de Cartões de Utentes/Responsáveis;
• Ferramentas Diversas (Controlo de Vales de Utentes, Controlo de Cofre, etc.);
• Mapas Diversos: listagem de apoio ao preenchimento do Controle de Frequência Web conforme definição do I.S.S., Declaração de IRS, Mapa de Apoio Carta Social, Pedido de Liquidação, Balancete por valência. Médias por valência, etc.;
• Envio de SMS´s;
• Módulo de Referências Multibanco;
• Módulo de Consumos;
• Módulo de Notas de Lançamento;
• Módulo de Gestão de Surtos;
• Módulo de Faturação Eletrónica.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS:
• Gestão de Caixa e Bancos;
• Compras e Pagamentos a Fornecedores com emissão de Nota de Liquidação;
• Gestão de Equipamentos;
• Autorização de Pagamentos;
• Previsões de Tesouraria;
• Controlo de Reclamações;
• Mapas Diversos: Mapa de documentos por rubrica, Mapa de retenção na fonte de IRS, Mapa resumo de documentos pagos, Mapa de idade de pagamentos, etc.;
• Reconciliação Bancária;
• Envio de SMS´s;
• SEPA;
• Módulo de Faturação a Clientes;
• Módulo de Faturação Eletrónica.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS:
• SNC – ESNL;
• Orçamentos Gerais, Orçamentos por Valência e Conta de Exploração Previsional usando o método duodecimal ou real;
• Manutenção e Geração do ficheiro CEP-OCIP;
• Cálculo do Custo/Receita Média por Utente e por Valência;
• Balancetes Gerais por Valência e Balancetes de Tesouraria;
• Gestão de Equipamentos;
• Emissão de Ficha 1 e 2 DGSSFC;
• IES – DA em suporte magnético;
• Rácios Económicos, Financeiros e de Atividade;
• Modelo de Restituição de IVA, 30 e 22;
• Declaração de IVA;
• Mapa de Gestão entre períodos (Balanço, Demonstração de Resultados por Naturezas e por Funções, Demonstração de Fluxos de Caixa);
• Reconciliação Bancária.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS:
• Relatório Único;
• Distribuição percentual dos Funcionários por Valências;
• Tratamento completo de Dependentes, Independentes e Voluntários;
• Criação e edição do ficheiro para a Segurança Social e Modelo 10, DMR e ADSE;
• Modelo de Caixa Geral de Aposentações;
• Ficheiro de transferência bancária;
• Ficheiro para seguradoras;
• Cálculo Automático do valor da Alimentação em Espécie;
• Cálculo Automático de Fim de Contrato;
• Mapa de Horas Extra;
• Emissão de Cartões de Funcionários;
• Recolha automática dos dados do controlo de ponto;
• Fundos de compensação;
• Simulação de diferimentos;
• Registo de ocorrências: marcação de férias e acidentes de trabalho;
• Distribuição de retroativos;
• Parametrização de Duodécimos.
Esta solução possibilita a criação de fluxos de trabalho e circulação de informação entre atendimento, corpo clínico e área financeira.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS
• Ficha de Utentes: dados administrativos dos utentes; alergias, intolerâncias e patologias; história clinica relevante;
• Área Financeira: Faturas, Faturas-Recibos, Notas de Débito e Crédito, Controlo de Adiantamentos, Gestão de Recebimentos;
• Elaboração de relatório (Winword integrado com a base de dados, permitindo a definição de modelos para os relatórios e inclusão de informação dos processos dos utentes);
• Análises estatísticas (na dependência dos módulos existentes);
• Possibilidade de ativar validação farmacêutica da prescrição interna;
• Leitura do cartão de cidadão;
• Gestão de Farmácia Hospitalar (medicamentos, consumíveis, etc..).
CLÍNICA
• Gestão Administrativa e Financeira;
• Gestão de Agendas por profissional de saúde;
• Alertas automáticos de marcações por SMS;
• Gestão de admissões e tempos de espera;
• Gestão de Acordos (convenções):
– SNS (adaptado ao projeto Exames Sem Papel),
– ADSE (adaptado ao projeto Faturação On-line),
– SAD-GNR,
– SAD-PSP,
– IASFA/ADM com toda a documentação de suporte,
– Seguradoras,
– Entre outros;
• Processamento de honorários;
• Análises e estatísticas dinâmicas;
• Módulo de Faturação Eletrónica.
INTERNAMENTO
• Gestão Administrativa e Financeira;
• Controlo de diárias de internamento e consumos;
• Gestão de áreas de internamento;
• Gestão de Agendas por profissional de saúde;
• Gestão de acordos (Convenções):
– SNS (adaptado ao projeto Exames sem Papel),
– ADSE (adaptado ao projeto Faturação On-line),
– SAD-GNR, SAD-PSP, IASFA/ADM com toda a documentação de suporte,
– Seguradoras,
– Outros;
• Análises e estatísticas dinâmicas;
• Módulo de Faturação Eletrónica.
UNIDADES DE CUIDADOS CONTINUADOS
• Gestão Administrativa e Financeira com base em diárias de internamento, apoio social, consumo de medicamentos, cuidados médicos, remuneração adicional de cuidados médicos, remuneração adicional de apoio social, fraldas, entre outros;
• Cálculo automático da faturação mensal de acordo com as instruções definidas pela RNCCI;
• Gestão de Tipologias de Unidades de Cuidados Continuados:
– UMD – Unidades de Média Duração,
– ULD – Unidades de Longa Duração,
– Convalescença,
– Paliativos,
– Demência,
– Outras;
• Gestão de áreas de Internamento;
• Elaboração das listas nominativas;
• Preenchimento automático da informação do ficheiro agregador de faturação;
• Análise e Estatísticas dinâmicas;
• Módulo de Faturação Eletrónica.
A Prescrição Eletrónica é uma solução certificada pela SPMS e ACSS. Assegura o cumprimento de todas as obrigações legais inerentes à Prescrição Eletrónica Sem Papel de Medicamentos, de Meios Complementares de Diagnóstico (MCDT) e de Atestados médicos para Carta de Condução (ACC).
• Chave Móvel Digital;
• Leitura do cartão de Cidadão e do cartão da Ordem dos médicos;
• Criação de receita/requisição por cópia;
• Atualização automática da base de dados de medicamentos e da tabela de MCDT’s;
• Pré-visualização da receita ou da requisição, no ecrã, por opção do médico.
Medicamentos, MCDT’s e ACC’s:
• Seleção simples e intuitiva do utente e dos benefícios associados ao utente;
• Pesquisa intuitiva de medicamentos;
• Filtros de exames, surgindo organizados por área e grupo;
• Possibilidade de pesquisar por Código, Nome Original ou Sinónimo do exame;
• Possibilidade de definir o critério de ordenação dos exames: por Nome ou Código;
• Apresentação dos medicamentos mais frequentemente prescritos ao utente e mais prescritos pelo médico;
• Registo intuitivo de atestados para carta de condução.
Esta solução está organizada por utentes, episódios de consulta ou internamento.
Área Médica:
• Concentra os registos que o médico necessita de efetuar no âmbito da prestação de cuidados aos utentes;
• São aqui, também, disponibilizadas funcionalidades que existem noutros locais da aplicação, como por exemplo, o acesso às prescrições;
• Definição de diário por especialidade;
• Registo de Diagnósticos e procedimentos com utilização do ICD-10;
• Prescrição de Reabilitação;
• Prescrição Interna (de medicamentos, tratamentos e consumíveis);
• Prescrição Interna de Exames (análises, exames, …);
• Possibilidade de Criação de Registos a Medida;
• Escalas de Avaliação.
Área de Enfermagem:
• Definição de diário por especialidade do enfermeiro;
• Registo de procedimentos realizados na enfermagem;
• Prescrição de cuidados;
• Registo de sinais vitais (configurável);
• Registo de glicémia capilar (configurável);
• Registo de resultados de análises (configurável);
• Escalas de avaliação;
• Painel de Informação de Turno;
• Plano de trabalho;
• Possibilidade de Criação de Registos a Medida.
Área de Reabilitação:
• Fisioterapia;
• Terapia Ocupacional;
• Terapia da Fala;
• Nutrição;
• Escalas de Avaliação.
Área Psicossocial:
• Registo de contactos;
• Escalas de avaliação;
• Relatório de serviço social.
Plano Individual Integrado:
• Registo de reuniões Multidisciplinares;
• Identificação de problemas com definição de objetivos e Intervenções, podendo ser registada mais do que uma intervenção por problema, deve ser indicado quem (podendo ser uma área e não necessariamente uma pessoa) e o quê;
• Avaliação da obtenção e redefinição dos objetivos.
Escalas de Avaliação (configurável):
• Escala de Braden;
• Escala de Morse;
• Índice de Barthel;
• Índice de Katz;
• Escala de Lawton e Brody;
• Escala Modificada de Ashworth;
• Medida de Independência Funcional (MIF);
• Escala de Hamilton para a Depressão;
• Escala de Ansiedade de Hamilton;
• APGAR Familiar;
• Escala de Gijón;
• Escala do Estado da Úlcera de Pressão;
• Mini Mental State Examination (MMSE);
• Entre outros.
Outras Áreas:
• Nutrição;
• Psicologia;
• Outras.
Informação partilhada entre áreas:
• Registo de ocorrências – partilha de informação entre os profissionais da saúde;
• Registo de exames;
• Registo de avaliações;
• Avaliação inicial;
• Escalas de avaliação;
• Plano individual integrado;
• Diários.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS:
• Fichas Completas de Sócios com possibilidade de anexar documentos;
• Geração e Emissão de Quotas (por período);
• Recibos de Quotas e Recibos Gerais;
• Faturas/Recibo ou Recibo de atividade;
• SEPA;
• Gestão de Cobradores;
• Emissão de Etiquetas para Correspondência;
• Pagamento Automático de quotas (leitura ótica);
• Pagamento de valor extra de sócios;
• Registo de Incobráveis;
• Cobrança Postal;
• Cartões de Sócios;
• Controlo de convocatórias e presenças;
• Geração dos modelos 25, 37, 45, 46 e 47;
• Envio de SMS´s.
Módulo de Controlo de Subsídios:
• Manutenção de Subsídios;
• Fecho de Subsídios;
• Emissão de Subsídios e de fecho.
Módulo de Cobrança Mobile:
• Fichas de sócios por cobrador;
• Cobrança e emissão de quotas;
• Analise das cobranças efetuadas e por efetuar;
• Gestão de ocorrências e avisos;
• Parametrização de quotas de cobrança.
Módulo de Faturação Eletrónica.
Os desafios atuais exigem que a gestão das instituições seja feita com a máxima eficácia, garantindo que a missão é cumprida com o menor custo possível. O software de gestão F3M para o setor social surge para dar resposta a estes desafios.
Rentabilize os recursos e garanta um ótimo nível de serviço no âmbito da ação social.
Otimize os processos administrativos e melhore a gestão estratégica da sua instituição.
Porquê o software de gestão F3M para o setor social?
1. Software líder de mercado, com caraterísticas únicas no panorama nacional de software para o setor social.
2. Vasta equipa de apoio aos utilizadores do software, quer através das equipas F3M Sede e F3M Lisboa, quer através de uma Rede Nacional de Parceiros com cobertura em todos os distritos de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas.
3. Elevado nível de satisfação de clientes (94% de acordo com estudo realizado por uma consultora americana independente).
4. Acordo com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, parceria com 18 Uniões Distritais de IPSSs e acordo com a REDEMUT.
O que ganha com o software de gestão F3M para o setor social?
1. Gestão e organização integrada de todas as áreas das entidades.
2. Garantia do cumprimento das obrigações legais e fiscais.
3. Controlo mais eficaz e transparente de todos os processos.
4. Maior rentabilização dos recursos.
5. Mais e melhores análises de gestão que facilitam a tomada de decisão por parte dos responsáveis das várias áreas.