Medvida

Constituída em Março de 2013, a Medvida dedica-se à indústria de transformação de tecido de gaze e tecido-não-tecido em compressas e ligaduras médico-sanitárias. A partir da ZEE, faz expedição para todo o mercado Angolano e produz cerca de 16 milhões de compressas por mês, acompanhada, sempre, por técnicos altamente qualificados. Para além de produção deste tipo de dispositivos médicos também fazem parte do Grupo a Codimed, distribuidora de medicamentos e a Farmacare, empresa de retalho farmacêutico. A dimensão de todo este projecto exigia um sistema de gestão integrado que facilitasse e dinamizasse não só as operações de Tesouraria e Contabilidade, como também as operações de Produção, Logística, Controlo de Stocks e Recursos Humanos. Encontraram no software Primavera, o conjunto de ferramentas necessárias para todas as nossas operações, garantindo uma melhor organização de toda a informação. Com isto garantiram também aos seus clientes uma experiencia de atendimento mais ágil, cómoda e simplificada.

As necessidades

A Medvida iniciou, em 2016, o processo de selecção de um sistema de gestão integrado que cobrisse na totalidade as necessidades da empresa. Pretendiam que o software escolhido fosse credível, enquadrado ás necessidade e legislação angolana. A empresa acabaria por optar pelo ERP Primavera e a empresa de eleição para a implementação e sua parceira foi a F3M Angola explica Rui Ferreira, Director de Sis­temas de Informação da Medvida, que “era essencial que a solução escolhida fosse capaz de crescer com a empresa”, projectando já o futuro da solução dentro do próprio grupo.

A implementação

Com a colaboração da F3M Angola, PRIMAVERA Premium Partner, a Medvida im­plementou o ERP da PRIMAVERA, respondendo desta forma a todas as necessidades de gestão da organização ao nível das áreas Financeira, Recursos Humanos e Logística. A implementação envolveu, ainda, outras duas empresas do grupo Medvida: a Farmacare e a Codimed.

“Encontramos no software Primavera o conjunto de ferramentas necessárias para todas as nossas operações, garantindo uma melhor organização de toda a informação. Com isto garantimos também aos nossos clientes uma experiencia de atendimento mais ágil, cómoda e simplificada.”Cristiana Amorim (Dir. financeira)

Para todas as empresas, foi necessário preparar todo o ERP para a utilização da contabilidade analítica, centros de custo e recursos humanos. No entanto, para cada uma delas, as especificidades são enumeras, passando pela aplicação de fórmulas de venda para as farmácias, ao processamento de salários integrados em todas as empresas ou à integração de todos os módulos na contabilidade.

O controlo dos stocks com a especificidade que a distribuição de medicamentos era uma preocupação que deixou de existir.

Futuro

Com o inicio da produção apontado para a 2018, a F3M Angola e a Medvida, encontram-se neste momento na fase de implementação do módulo de Produção. Com este módulo, a empresa vai conseguir controlar toda a produção e custos inerentes à mesma, assim como controlar as ordens de fabrico e prazos de entrega.

O objetivo passa por não ficar por aqui e aproveitando a arquitetura que o Primavera permite, cobrir todas as áreas de negócio, assim como todos os processos.

"Sabemos o que estas empresas precisam, pois tem especificidades próprias como o tratamento de lotes e prazos de validade, além da utilização de diferentes unidades de movimentação. Aplicamos esses conhecimentos que adquirimos ao longo dos anos e aplicamos num ERP de excelência" - Pedro Ferreira (Business Manager Primavera F3M Angola)